domingo, 15 de abril de 2018

ENSINANDO TÊNIS PARA CRIANÇAS NA ABM - RIO DE JANEIRO

Contato com o Prof. Leonardo Rodrigues: riobarratenisblog@gmail.com

O Projeto Kids Playing Tennis foi desenvolvido pelo professor de tênis Leonardo Rodrigues, ex-tenista juvenil e profissional do Rio de Janeiro, Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, CREF-RJ: 045818-G, Pós-Graduado em Gestão de Entretenimento e Marketing Esportivo pela PUC-Rio e professor titular da Riobarratênis Escola de Tênis.
O ensino do tênis para crianças entre 5 e 10 anos de idade não deve prescindir do uso de metodologia e equipamentos especialmente desenvolvidos para crianças nessa faixa etária, como: Raquetes específicas para crianças de 5 a 10 anos, bolas soft vermelha, laranja e verde, também específicas para o tênis infantil, assim como redes especialmente fabricadas para serem usadas nas práticas do tênis infantil.
O principal objetivo do ensino do tênis para crianças deve ser a diversão a fim de despertar o interesse das crianças pelas aulas de tênis, mantendo-as no esporte, proporcionando mais oportunidades de integração com outras crianças e contribuindo para uma melhor qualidade de vida, através da prática de esportes.
O ensino especializado agrega melhorias na qualidade das aulas de tênis para crianças, principalmente quando é aplicada metodologia especializada e equipamentos esportivos adaptados às características físicas das crianças, utilizando técnicas modernas de ensino e exercícios específicos para o desenvolvimento técnico e da coordenação motora dos pequenos e futuros tenistas.
Oferecer projetos esportivos especialmente formatados para crianças é fundamental para motivar o crescimento do número de crianças interessadas na prática do tênis de quadra.
 
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Psicológico - Estudos na área comprovam que o tênis praticado na infância também contribui para o desenvolvimento psicológico da criança por trabalhar situações envolvendo a tomada de decisões, o enfrentamento das inseguranças, a aceitação dos limites e a perseverança.
O desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo de tênis, reforça o valor do esforço e da diversão. Trabalhando em grupo, as crianças aprendem a se socializar e compartilhar experiências, criando um sentido competitivo íntegro e divertido em equipe, desenvolvendo habilidades sociais, a autoestima, a segurança e, principalmente, a diversão.
Social - Do ponto de vista sócio esportivo, as crianças terão a oportunidade do aprendizado de uma modalidade esportiva que, para a maioria deles, somente conhece pela televisão. Com a didática dos jogos cooperativos, desenvolve-se a socialização, o respeito pelo próximo, a cooperação, a responsabilidade, a cordialidade e a melhora da autoestima das crianças.
Esportivo - As práticas são ministradas de forma simples e divertida, através de exercícios e jogos de cooperação, que objetivam desenvolver os movimentos usados no tênis, como: - a capacidade aeróbica, a força muscular, a coordenação dos movimentos, a velocidade a agilidade e a flexibilidade, respeitando primordialmente a individualidade das crianças.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário