domingo, 11 de fevereiro de 2018

Kids Playing Tennis no CEL INTERNATIONAL SCHOOL - Unidade Barra da Tijuca




Professor de Tênis Leonardo Rodrigues 

O Projeto Kids Playing Tennis, que está sendo realizado no CEL INTERNATIONAL SCHOOL, Unidade Barra da Tijuca, foi desenvolvido pelo professor de tênis Leonardo Rodrigues, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor titular da Riobarratênis Escola de Tênis, e utiliza metodologia e equipamentos especialmente desenvolvidos para crianças com idades entre 5 e 10 anos de idade, como: Raquetes específicas para crianças de 5 a 10 anos, bolas soft vermelha, laranja e verde, assim como redes especialmente fabricadas para serem usadas nas práticas do tênis infantil.

Objetivos
 

Divertir e despertar o interesse das crianças nas aulas de tênis, proporcionar mais oportunidades de integração com outras crianças e contribuir para uma melhor qualidade de vida, através da prática de esportes.
Agregar melhorias na qualidade das aulas de tênis para crianças, aplicando metodologia especializada e equipamentos esportivos adaptados às características físicas das crianças, utilizando técnicas modernas de ensino e exercícios específicos para o desenvolvimento técnico e da coordenação motora dos pequenos e futuros tenistas.
Oferecer práticas esportivas especialmente formatadas para crianças e assim motivar o crescimento do número de crianças interessadas na prática do tênis de campo.


Metodologia “Play and Stay”
 

Jogue e permaneça jogando, foi desenvolvida pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e tem como princípios o aprendizado enquanto se joga e se diverte e, principalmente, a permanência das crianças nas prática do tênis infantil. É indicada para a faixa etária entre 04 e 10 anos de idade e o professor participa integralmente das atividades, ao contrário do método tradicional, em que primeiro se aprende a técnica, de forma exaustiva e repetida e só depois se joga. Com “Play and Stay” o essencial é começar a jogar logo no primeiro contato, assim a criança se diverte enquanto aprende e se motiva a permanecer no esporte.
Inicialmente as crianças passam por um processo de iniciação ao esporte, que é composta por exercícios específicos para desenvolvimento da coordenação motora e práticas recreativas desenvolvidas de forma lúdica para que a criança aprenda brincando, cooperando e se divertindo. Em seguida, também através de brincadeiras, são ensinadas as regras e as principais técnicas do tênis de campo. Por fim, é apresentado às crianças o jogo, onde será colocado em prática tudo que foi aprendido. Todos os elementos dessa dinâmica estarão presentes em todas as aulas.
Realizando exercícios específicos desenvolve-se a consciência de espaço, as habilidades para manipulação da bola com as mãos e com a raquete, objetivando controlar a bola na horizontal, na vertical e combinada. Além do desenvolvimento dessas habilidades, busca-se também o domínio do deslocamento lateral, para frente, para trás e na diagonal.
As práticas são desenvolvidas como se fossem desafios individuais, num primeiro momento e, em seguida, jogos de cooperação e oposição com controle, profundidade e ângulo.


Os equipamentos esportivos utilizados nas práticas recreativas são adequados à fase infantil. As redes e as raquetes são menores e as bolas são mais leves e com a velocidade reduzida, o que dá maior controle para a criança o que torna a atividade mais estimulante e divertida.
A metodologia “Play and Stay” usa bolas mais lentas, em quadras reduzidas, aumentando as chances das crianças, com ou sem experiência esportiva, conseguirem trocar mais bolas entre si. 


Com a bola mais lenta (até 50% da velocidade da bola normal), numa quadra com dimensões reduzidas, as crianças conseguem trocar muitas bolas, desde o primeiro dia. Assim, a ideia central da metodologia fica garantida (saque jogue e pontue desde a primeira aula). O tamanho da quadra e a velocidade da bola aumentam conforme a criança evolui.
Com esta metodologia o aprendizado do tênis ocorre por meio de linguagem lúdica e voltada às faixas etárias específicas por meio de conceitos de amizade e de integração em grupo.
O principal objetivo do tênis infantil é a promoção do divertimento para as crianças.

 

Benefícios 
 
Psicológico - Estudos na área comprovam que o tênis praticado na infância também contribui para o desenvolvimento psicológico da criança por trabalhar situações envolvendo a tomada de decisões, o enfrentamento das inseguranças, a aceitação dos limites e a perseverança. O desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo de tênis, reforça o valor do esforço e da diversão. Trabalhando em grupo, as crianças aprendem a se socializar e compartilhar experiências, criando um sentido competitivo íntegro e divertido em equipe, desenvolvendo habilidades sociais, a autoestima, a segurança e, principalmente, a diversão.
Social - Do ponto de vista sócio esportivo, as crianças terão a oportunidade do aprendizado de uma modalidade esportiva que, para a maioria deles, somente conhece pela televisão. Com a didática dos jogos cooperativos, desenvolve-se a socialização, o respeito pelo próximo, a cooperação, a responsabilidade, a cordialidade e a melhora da autoestima das crianças.
Esportivo - As práticas são ministradas de forma simples e divertida, através de exercício e jogos de cooperação, que objetivam desenvolver os movimentos usados no tênis, como: - a capacidade aeróbica, a força muscular, a coordenação dos movimentos, a velocidade a agilidade e a flexibilidade, respeitando primordialmente a individualidade das crianças. 


Miniquadra de tênis





Nenhum comentário:

Postar um comentário